Sindicato Rural de Camapuã publicou nota de repudio contestando aumento no valor do ITR cobrado pela Prefeitura do Município, aumento de 44,5%.

A entidade que representa os proprietários produtores rurais de Camapuã – MS vem a público demonstrar sua indignação em fase do reajuste de 44,5 % sobre o valor de terra nua (VTN) para efeitos de cálculos da Declaração do ITR 2021, percentual este aplicado pela Prefeitura Municipal de Camapuã.

O percentual aplicado pela municipalidade destoa da realidade, considerando que nos últimos anos, não ocorreu nenhum fator econômico que justificasse a aplicação de um percentual de aumento de quase 50% (metade) do valor praticado.

Desta forma uma valorização a terra nua de forma desproporcional a maior, o ato do Prefeito onera substancialmente os proprietários rurais de nosso Município.

Ainda, vem demonstrar sua indignação, ao menos que por considerar a uma classe que possui um grande papel na economia do Município, permitisse a participação dos representantes da classe na comissão que definiu o índice, ignorando o recurso formalizado e protocolado no dia 25/08/2021 em reunião, solicitando a revisão da tabela.

Por fim, vem reforçar a classe produtora de nosso município, ainda a sociedade de um modo geral, que o Sindicato Rural, reitera o seu compromisso de sempre representar os interesses da classe, a fim de interceder junto a qualquer segmento, público ou privado, a fim de resguardar o interesse da classe.

Camapuã 15 de setembro de 2021.

A Diretoria.

Com nove (9) meses de administração do Prefeito, Manoel Nery, o nobre vem demonstrando incapacidade administrativa, e pior de tudo é que há fortes indícios segundo funcionários públicos municipais de carreira da Prefeitura do Município, que não quiseram se identificar por medo de retaliação, que eles estão deixando transparecer que o Prefeito de fato não é ele, Manoel Nery, e sim o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Jean Carlos da Silva.

Nossa reportagem foi em busca de informações a respeito deste absurdo e constatamos que segundo membro da Diretoria do Sindicato Rural, disse, que nem o Prefeito Manoel Nery não estava sabendo do ocorrido, mas o nobre prefeito de Camapuã omitiu a verdade para a Diretoria do Sindicato Rural. Porque na realidade se o Prefeito não estivesse assinado toda à documentação que foi enviada para a receita federal, e se não constar a assinatura do chefe do Executivo torna nulo o ato.

Agora imagine o que resta para a grande maioria da população camapuanense? Se o Prefeito não ouviu o reclame da Diretoria de um Sindicato Rural que tem mais de 500 associados, gerando emprego e renda para as famílias do Município? Imagine um simples trabalhador que precisa de ações públicas firmes do Executivo Municipal? Vão ficar todos a mercê da sorte?

Enquanto isso os vereadores que dão sustentação a administração permanecem calados sobre os acontecimentos administrativos da cidade. Ou o Paço Municipal se tornou propriedade de quatro famílias?