Foto: Arquivo Pessoal / Lúcia Aguiar

Sul-matogrossense Lúcia Aguiar representa o Brasil e conquista Bronze no XX Campeonato Sul-Americano de Atletismo Máster, na Colômbia

Treinos intensos, participação em provas importantes no Brasil. O ano esportivo da atleta sul-matogrossense Lúcia Aguiar da Pinheiro, 54 anos, foi intenso, mas o seu real objetivo era conquistar uma medalha em Bogotá, na Colômbia, sede do XX Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master de Pista e Campo, que aconteceu de 20 a 27 de novembro e contou com a participação de mais de 20 países.

Após participar do maior evento de Atletismo Master do Brasil, em setembro – a 16ª edição do Troféu Brasil Máster, realizado em Florianópolis/SC, a atleta sul-matogrossense arrumou as malas no último dia 18 de novembro, rumo à Bogotá, Capital da Colômbia. No país colombiano, orgulhosa, ela representou o Brasil ao integrar a Seleção Brasileira no XX Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master de Pista e Campo.

“Pela primeira vez defendi o atletismo com a camisa verde e amarela. Estou muito feliz e me sinto orgulhosa por representar o Brasil e Mato Grosso do Sul”, declarou Lúcia Aguiar que enfrentou a altitude da Capital Colombiana e mesmo com essa adversidade conseguiu conquistar a Medalha de Bronze na prova de 2000m com obstáculos e também garantiu pontuação nas provas que disputou nos 400m; 800m e Cross 8km.

Para a atleta master sul-mato-grossense, a medalha conquistada que lhe concedeu o terceiro lugar no XX Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master de Pista e Campo é fruto de muito treinamento. “Sentimento de dever cumprido! Com muita fé em Deus, apoio de minha família, professores, amigos e parceiros, e com muita garra e persistência, estou realizando um sonho de correr uma prova fora do Brasil e ainda trazer uma medalha para meu país”, disse Lúcia Aguiar.

Lúcia Aguiar competiu com representantes de mais de 20 país e fez questão de subir no pódio com a bandeira do Brasil. “O momento mais emocionante pra mim foi ouvir o hino do Brasil depois de receber a medalha de bronze. Eu vim de uma família muito humilde e olha onde estou: em Bogotá, na Colômbia”, disse orgulhosa a atleta sul-matogrossense.

O XX Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master de Pista e Campo foi uma realização da ATLEMASTER (Associação Colombiana de Atletismo Master) com supervisão da ASUDAMA (Associação Sulamericana de Atletas Master) e WMA (World Master Athletics).

Bolsa Atleta

Moradora da cidade de Campo Grande/MS, Lúcia Aguiar conta com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul – por meio da Bolsa Atleta o que foi fundamental para que ela pudesse viajar pela primeira vez a outro país em busca de um bom desempenho e bons resultados, dessa vez em uma competição de alto nível internacional.

São muitos os desafios, mas Lúcia Aguiar considera que a prova mais importante já foi vencida: chegar em outro país, contando com o apoio dos familiares, amigos, parceiros e o importante incentivo do Governo do Estado por meio da bolsa atleta da Funderporte para pode bancar parte dos custos de uma viagem internacional. “Estou muito feliz também em poder conhecer países de cultura diferente, e através do atletismo e isso não tem preço”, acrescentou a atleta.

“Tudo é muito caro e são muitos dias de competição, o que acaba deixando a viagem ainda mais onerosa. Por isso, não posso deixar de agradecer ao Governo do Estado, aos meus antigos patrocinadores que acreditam em mim lá no início, Anita Calçados, Estacionamento Atlantico (do finado amigo Elias), Casarão Materiais para Construção, Alegrete Calçados, enfim empresas que me ajudaram e aos familiares e amigos, que contribuíram de diversas formas. Essa medalha é para vocês”, declarou agradecida Lúcia Aguiar que está em busca de novos patrocinadores já que hoje conta apenas com a Bolsa Atleta.

“Uma conquista importante que eu compartilho com minha família, meus amigos e todos os meus apoiadores”, disse Lúcia Aguiar, que já sonha com um novo desafio para 2023, participar do XXI Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master de Pista e Campo que será em Lima, no Peru. Mas, antes disso, ela participará de competições nacionais e estaduais.


XVI Troféu-Brasil de Atletismo Master

Em setembro deste ano, a atleta sul-mato-grossense também participou de uma das competições mais importantes do calendário esportivo do país, o XVI Troféu-Brasil de Atletismo Master, que aconteceu nas pistas de atletismo do Centro de Desportos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

E como não poderia deixar de ser, a nossa maratonista esteve lá, e conquistou 7 medalhas, sendo uma de ouro (revezamento 4×400); três de prata (revezamentos 4×100 / 400m e 8km Cross) e três de bronze (800m / 1.500m e 5.000m). fonte Luciana Aguiar