Temporal com 600 mil raios causou estragos em várias cidades e Defesa Civil monitora o Estado
Após o temporal que atingiu Mato Grosso do Sul, cidades que sofreram prejuízo contabilizam os danos nesta sexta-feira (21). Segundo a Defesa Civil Estadual, por enquanto, não houve solicitação de estado de emergência.
O Netclima indica que as rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h e 618 mil raios caíram em Mato Grosso do Sul. Só em Campo Grande foram 3 mil descargas elétricas, um recorde para uma tempestade.
Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bodoquena, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Bonito, Miranda, Corumbá e Campo Grande são algumas cidades que tiveram registros de queda de energia, raios, granizo e diversas árvores.
Em Ribas do Rio Pardo, ventos de 76 km/h derrubaram árvores e destelhou casas. A Defesa Civil monitora as famílias em razão da previsão de chuvas nas próximas horas.
Em Bodoquena, cobertura de posto de combustível caiu sobre carro e assustou quem estava no local.
Estragos em Campo Grande
Na Capital, a noite e madrugada foi de trabalho para equipes que fazem reparos e também o Corpo de Bombeiros. No Centro, lojistas contabilizam prejuízos após estabelecimentos ficarem destelhados.
Os semáforos da cidade também estão sem funcionar em vários pontos e equipes da prefeitura fazem força-tarefa para o conserto.
Quedas de árvores também foram registradas em vários bairros da cidade.
Queda de granizo
Cerca de 20 árvores foram derrubadas pela força do vento em Jardim. Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros, Alex Fernandes, equipes continuam nas ruas, desde a noite de quinta-feira, atendendo solicitações de moradores.
Moradores de Guia Lopes da Laguna ficaram surpresos com a queda de granizo, que forrou a cidade e deixou um tapete branco em canteiros e ruas. Imagens mostravam a tempestade em portas de comércios e casas.
Previsão de mais chuva em Mato Grosso do Sul
O que deixa a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul em alerta é a previsão de mais tempestade para várias cidades do Estado nesta sexta.
A meteorologia indica probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente forte, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima).
A análise indica que tempestades podem acompanhar raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente para a região centro-sul e leste/nordeste do Estado.
Esta previsão ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao aquecimento diurno e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai que atua nesta sexta-feira. fonte midiamax
Comentários