Unidades de saúde deverão seguir protocolo para vítimas de violência

O objetivo é que as unidades usem a norma para realizar o apoio e atendimento às mulheres que sofrem violência.

Foi aprovado nesta quarta-feira (13) o Protocolo Estadual de Atenção à Vítima de Violência. O objetivo é que as unidades de saúde usem a norma para realizar o apoio e atendimento às mulheres que sofrem violência.

De acordo com a nota publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), apesar de a violência contra a mulher ser reconhecida como um problema mundial, ela continua não sendo olhada como um agravo que impacta seriamente a vida de todos.

“Os gestores dos serviços de saúde devem ampliar o olhar para a importância de se fazer um sério enfrentamento desta, que também é uma pandemia. Senão, a dificuldade de acolhimento que as mulheres têm para seguir um percurso terapêutico relacionado a situações de violência irá persistir”, relatou a secretaria.

A violência doméstica e familiar é um dos pilares do sistema patriarcal e machista que vivemos em nosso Município de Camapuã, no estado e no país. Os altos índices de feminicídios e as expressões cotidianas das diversas formas de violências contra a mulher configuram o retrocesso do cenário brasileiro na defesa e proteção social da vida das mulheres