Vereador de Coxim diz que Executivo ‘está dando prioridade para nomear cargo político’
Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim de segunda-feira (21) o vereador Abilio Vaneli (PT) cobrou do Executivo “está dando prioridade para nomear cargo político”, ao invés de contratar médicos, enfermeiros e dar agilidade para resolver problemas da população.
O parlamentar fez criticas fortes a gestão do prefeito Edilson Magro e afirmou que na semana passada, diversos decretos municipais nomearam cargos comissionados, e que na visão dele não havia necessidade. Dados também foram divulgados no site Integração MS.
Abílio afirmou durante live que o Executivo aparenta querer proporcionar melhorias financeiras para secretários e apoiadores políticos.
“Tenho acompanhado os atos e vejo que para resolver o problema de cargos comissionados o governo é ágil e rápido. Sai decreto toda semana, nomeia aqui e nomeia acolá, exonera… e eu não tenho visto [resolver problemas] a questão dos médicos e dos enfermeiros. Na semana passada, a prioridade do governo foram cargos políticos porque saiu no Diário Oficial a nomeação de um coordenador político para cada posto de saúde e a população continua esperando horas em pé para ser atendida.”
O parlamentar afirmou ainda que verificou no Diário Oficial que em apenas um dia saiu quatro decretos sobre cargo comissionado. O primeiro exonerando o secretário de Desenvolvimento Sustentável Sergio Alexandre da Silva, o ‘Serginho Bombeiro’, outro o nomeando como assessor de gabinete, um terceiro dando gratificação de 80% e por fim o quarto designando ele para atender o mesmo cargo de secretário.
“Isso é para burlar a lei e dar gratificação para cargo comissionado. O mais grave ainda, é que o secretário Serginho está fazendo curso em Campo Grande com nomeação de dedicação exclusivo a Coxim. Qual é o horário do expediente que ele está na Secretaria de Desenvolvimento? Além de ter bom salário e gratificação? Portanto, estou cobrando em relação a esses serviços.”
O outro lado
Conforme o site, esclarecimentos sobre a nomeação foi pedida a Serginho , que esclareceu que: “está tudo de acordo com a Lei, não tem nada ilegal, se tivesse pode ter certeza que não faríamos”.
O decreto
Conforme o portal, o decreto 542 de 9 de junho exonera o secretário retroativo a 1º de maio. O decreto 543, da mesma data, nomeia Sergio Alexandre da Silva, para exercer o cargo comissionado de Chefe de Assessoria (DGAS-2) – Relações Institucionais. O decreto 544, da mesma data, concede ao Servidor Sergio Alexandre da Silva Adicional de Dedicação Plena no percentual de 80% dos vencimentos de remuneração do cargo. E o decreto 545 – Designar Sergio Alexandre da Silva, cargo Comissionado de Chefe de Assessoria – DGAS-2 – Relações Institucionais, para responder pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. fonte topmidia
Comentários