Vereadora quer diminuir de 17 para 13 o número de parlamentares em Ponta Porã

A vereadora Lourdes Monteiro (MDB) apresentou projeto na Câmara Municipal de Ponta Porã, distante 313 quilômetros de Campo Grande, para reduzir o número de vereadores da cidade de 17 para 13.

Lourdes defendeu para o Jornal Midiamax que menos quatro vereadores representam uma economia de aproximadamente R$ 4 milhões a cada mandato, ‘sem contar com despesas de diárias, gasolina e gastos extras’.

“Esse valor deverá ser aplicado na saúde, nos bairros. A lei que prevê o número de vereadores é de acordo com o número de habitantes, mas não obriga e nada implica a diminuição”, contextualiza.

Com o passar dos anos, a vereadora defende que a economia será ainda maior. O projeto ainda deve passar por análise das comissões antes de ser colocado para discussão com os vereadores.

A ideia, segundo a parlamentar, é aprovar a proposta em tempo hábil para que já esteja em vigor na próxima eleição.

Três Lagoas
No início de junho, a Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou projeto para redução do número de vereadores de 17 para 15. A medida terá validade na próxima legislatura, ou seja, a partir de 2025. A legislação impede que a redução de cadeiras seja realizada durante o mandato dos eleitos em 2020.

A alteração garante, segundo a Casa, os R$ 13 milhões para arcar com a taxa do lixo, cobrança que se tornou obrigatória em todo Brasil desde março, teve o aval de 16 parlamentares, quatro a mais do que os 12 necessários na Câmara da cidade. fonte midiamax