Você conhece a importância da vacinação?
As vacinas têm papel fundamental na erradicação de muitas doenças.Prevenir ainda é a melhor opção quando o assunto é saúde, e as vacinas têm papel fundamental na blindagem do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos, causadores de várias doenças, em todas as idades.
Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população.
Sarampo, meningite, coqueluche, hepatite, tétano, paralisia infantil, rubéola e tantas outras doenças, praticamente não existem mais no Brasil, graças ao elevado índice de imunização.
Compostas por substâncias e microrganismos inativos, as vacinas, quando introduzidas no organismo, produzem os chamados anticorpos, que evitam que determinadas doenças apareçam no futuro.
Apesar da grande relevância das vacinas, muitas pessoas têm deixado de se imunizar por falta de informação e de preconceito, segundo a médica infectologista da Unimed Campo Grande, Dra. Andrea De Siqueira Campos Lindenberg.
“Achar que não é necessário se vacinar é um preconceito, principalmente relacionado à falta de informações cientificamente estabelecidas e pelo crédito dado a falsas notícias que prejudicam toda a política de imunização do País. Quando alguém deixa de vacinar, toda a sociedade pode ficar comprometida, pois pode trazer de volta doenças já erradicadas, como estamos vendo neste atual surto de sarampo, principalmente em são Paulo”, pontua a especialista.
Por entender a relevância das vacinas, a Unimed Campo Grande incentiva a vacinação em todas as idades, atendendo sempre ao Calendário Nacional de Vacinação, divulgado pelo Ministério da Saúde.
O calendário estabelece grupos específicos de pessoas para cada tipo de vacina, entre eles crianças, adolescentes, adultos idosos, gestantes e indígenas.
Clique aqui fique por dentro do Calendário Nacional de Vacinação!
Comentários