Audiência pública vai debater o reordenamento dos bairros de Dourados
Na quinta-feira (24), às 18h, no plenário da Câmara Municipal, acontece a audiência pública “Reordenamento dos Bairros de Dourados”. Com a ação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, busca debater formatos de traçar melhorias visando à geração de CEP (Código de Endereçamento Postal) e também conflitos de localização/endereços existentes atualmente no município.
Estudos técnicos nesse âmbito têm sido realizados desde o início da gestão Délia Razuk. O objetivo é um trabalho em conjunto com instituições parceiras e com base em levantamentos concretos para um ordenamento do município para os próximos 20 anos.
O secretário de Planejamento, Carlos Dobes, explica que essa situação perdura há cerca de 10 anos e um dos fatores que impacta é a expansão do perímetro urbano de Dourados, em especial de 2015 até atualmente. “A cidade cresceu muito nas adjacências e a contrapartida disso foi um desordenamento quanto ao fator localização correta de alguns pontos; isso tem gerado dificuldades, principalmente no que diz respeito ao CEP, e tem atrapalhado inclusive a abertura de empresas, pois em alguns casos, quando os dados de endereço são informados, existe conflito de informações com a Receita Federal”.
“Confrontando as informações com os Correios e as solicitações do dia a dia, percebemos essa discrepância quanto ao ordenamento da cidade. Em residenciais novos, por exemplo, que não há faixa de CEP para a região, tem se utilizado o ‘radical’ (primeira parte do CEP que é definida em bairros para os loteamentos vizinhos). Isso tem gerado o recebimento de encomendas com informações inconsistentes”, explica.
A audiência debaterá com instituições como a Receita Federal, Correios, empresas que utilizam mensalmente a entrega de correspondências e a sociedade em geral, formas de facilitar uma distribuição melhor de endereçamento na cidade.
“O reordenamento vai facilitar a vida de quem não tem recebido as encomendas por extravio, problema de endereçamento. Para quem não tem contado com esse tipo de problema, nada mudará, neste caso CEPs não sofrerão alterações”, enfatiza Carlos Dobes.
Sob direcionamento da gestão Délia Razuk, a Secretaria concretizou um levantamento de todos os loteamentos existentes no município, tanto irregulares como regulares, com foco na estruturação da base cartográfica.
Após a audiência, os trâmites a serem seguidos pela Prefeitura de Dourados são as tratativas para o encaminhamento de um projeto de lei à Câmara, com a readequação dos CEPs de Dourados.
Fonte: DouradosAgora.
Comentários