Presidente paraguaio virá ao Brasil para discutir ponte que ligará país vizinho a MS

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, virá ao Brasil na próxima terça-feira (12) e um dos assuntos a serem discutidos será a construção de duas pontes que ligarão os países. Uma delas será feita em Porto Murtinho, que ligará a cidade de Mato Grosso do Sul ao município paraguaio de Carmelo Peralta.

De acordo com a Agência Brasil, ficou acertado que cada país será responsável pela construção de um ponta. O Brasil irá fazer a que ligará a cidade paranaense de Foz do Iguaçu a Puerto Presidente Franco, no Paraguai. Ela deverá servir para desafogar o intenso fluxo na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este.

Já a ponte que ligará Mato Grosso do Sul ao país vizinho ficará a cargo do Paraguai e tem por objetivo facilitar o acesso ao Oceano Pacífico para escoamento de produção e faz parte do projeto da Rota Bioceânica.

A previsão é de que cada ponte custe cerca de US$ 70 milhões. No ano passado, esse foi assunto tratado também pelo ex-presidente Michel Temer. Segundo o Itamaraty é preciso avançar em questões técnicas. A reunião será entre o presidente paraguaio e o brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), em Brasília (DF).

Do lado do Paraguai, será necessária alteração no acordo, para que cada país arque com as despesas da construção de uma das pontes. Pelo acordo firmado atualmente, o valor seria divido.

Além da construção das pontes, o presidente Jair Bolsonaro e Abdo Benítez deverão tratar também da segurança na fronteira, do combate ao tráfico e do comércio entre os países e da região.

Questões internas do Mercosul (grupo econômico que reúne Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) e negociações do grupo com outros países, além da situação da Venezuela também deverão entrar na pauta dos presidentes.

Em janeiro, o Paraguai anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Venezuela. A decisão foi tomada após a posse do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Fonte:Midia Max